quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Capítulo 6

a) Em volta do Colégio Elite parecia que metade do exercito brasileiro estava por lá ocupando o quarteirão. Lá tinha repórteres que gravavam dizendo:que jogaram uma bomba no colégio , mas não era nada disso , a não ser a  filha do presidente que caiu do trapézio , porem perceberam que na escola não havia trapézio nem ginástica olímpica então gritavam que foi um seqüestro.
Empurrando os que empurravam o detetive gordo, careca e suado ouvia palpites e tentava descobrir alguma informação dentro da escola.
A confusão já tinha se estalado, a policia brasileira estava fora dessa confusão.
Hooper finalmente atendeu. Um carro negro encostava bem em frente aos portões , sem mais nada a dizer Hooper embarcou nele e bateu sem dizer nada.
***
Abrindo o caminho os Karas conseguiram aproximar-se dos grandes portões que levavam a área.
Uns dos agentes da CIA viram que os bandidos escreveram o enorme ''K'‘, senhoras e senhores! e com sangue. Os três karas entraram no local do seqüestro e viram no espelho o ''K'' , afastaram-se .
Dentro de seus peitos coração batia decompassadamente.
b) destacar com palavras chaves os temas sociais encontrados.
- atentado terrorista contra o presidente
- seqüestro
- terroristas
- polícia
- assassinato (crime)

c) Pesquisa sobre os temas sociais:

- O terrorismo atual é a pior versão da guerra entre o forte e o fraco, nela ninguém é poupado, seja criança, idoso, ou pessoas que não tem nada haver com a estória. O objetivo é destruir e matar da maior e “melhor” maneira possível, sem piedade ou escrúpulo e muitas vezes com requintes de crueldade. Tudo para embutir o medo entre as populações civis dos estados dominadores e por conseqüência desestabilizar os seus governos.

- Temos vários tipos de seqüestros. Um bom exemplo é o “seqüestro de pessoas”, que se trata de privar ilicitamente uma pessoa da liberdade, mantendo-o em local que ele fica impedida de sair. Em geral, este tipo de seqüestro é feito para se obter alguma vantagem sobre a pessoa seqüestrada.

d) Exemplos:

- Atentados terroristas: 11 de Setembro, onde grupos extremistas seqüestraram aviões e os jogaram contra o WTC e o Pentágono, nos EUA, causando a morte de milhares de pessoas inocentes; no Rio de Janeiro, uma criança de 8 anos foi seqüestrada para que o seu resgate pagasse a fiança de uma pessoas que se encontrava na cadeia.

- Crimes passionais: o assassinato da atriz da TV Globo: Daniela Perez em 1992, com diversas facadas; o Promotor Igor Ferreira mata a sua própria esposa com 2 tiros na cabeça.

e) Narrativa







f) 1.Período: Em volta do Elite era o caos.

         Sujeito: -
         Núcleo do sujeito: -
Classificação do sujeito: inexistente
Predicado: em volta do Elite era o caos
Núcleo do predicado: volta / era
Classificação do predicado: verbo nominal
Verbo: transitivo
OB direto


f) 2.Período: A filha do presidente caiu do trapézio e quebrou a perna.

         Sujeito: A filha do presidente
         Núcleo do sujeito: filha
Classificação do sujeito: simples
Predicado: caiu do trapézio e quebrou a perna
Núcleo do predicado: caiu
Classificação do predicado: verbal
Verbo: transitivo
OB direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário